Escuta aÊ: Rock brazuca qualificado [PARTE I]

Falaê galera do rock! Como estou passando por um hiato nas provas da faculdade, tenho tempo disponível para falar um pouco das bandas de rock nacional que tem chamando minha atenção. É claro que a cena underground, atualmente, conta com inúmeras bandas consideradas interessantes, mas poucas dispõem, na minha restrita opinião, de elementos musicais que possam ostentar como originais ou inovadores. Ou seja, é aquele lance da "versão nova de uma velha história" que dizia Cazuza, ou quem sabe o "mais do mesmo" que mencionava Renato Russo.

Entretanto, caros amigos, nem tudo está perdido! Ainda existem certos lampejos no fim deste túnel escuro que é o rock brasileiro. A seguir comentarei sobre algumas bandas que, ao meu olhar, não soam clichê ou piegas; se você quiser palpitar sobre algum grupo que possa compor essa lista, basta deixar um comentário que falaremos sobre no post seguinte.

Velhos e Usados

A banda "VeU" foi criada em Brasília no ano de 2006, composta pelos músicos Arthur Lobo (baixo), David Murad (guitarra e vocal), Diego Marx (guitarra e vocal) e Marco Pessoa (bateria). A sonoridade dos caras é uma mescla de rock alternativo, progressivo, jazz e trip hop, e essa miscelânia de estilos cunhou o primeiro álbum da banda chamado "Híbrido", nomenclatura assaz pertinente para o trabalho. Esse disco me remete discretamente a sonoridade dos "Los Hermanos", mesmo porque o Camelo e sua trupe criaram uma nova estética pro rock nacional, e o "VeU" com certeza tem influência dos caras. O destaque do Velhos e Usados fica a cargo das letras que são de extremo bom gosto, de um lirismo fora do padrão, capaz de chamar atenção de qualquer um que goste de belos versos poéticos.

Sem mais delongas, assistam o vídeo da canção "Sexo em Poesias"(a música é foda a começar pelo título), canção que integra o álbum "Híbrido".



site: www.velhoseusados.com

Wado

Falar desse cara é um desafio. Eu que já não sou muito bom com rótulos, sinto-me completamente inibido de arriscar qualquer palpite, uma vez que uma tentativa nesse sentido pode mutilar a qualidade ímpar desse músico. Não se trata de caÔ galera, o Wado é foda mesmo! Talvez a música de Wado possa retratar um pouco de sua história, sendo ele catarinese de nascimento e alagoano de coração; sua musicalidade aparenta, realmente, propor um tour por toda essa distância.

Sugiro aos amigos do blog o disco "A farsa do samba nublado", com certeza o melhor trabalho do Wado, aonde ele transcende poeticamente em uma digressão musical intensa, permeada de rock, MPB, regionalismos e lapsos experimentais.

Só a título de curiosidade, em uma das publicações da banda betinense O´zome (www.palcomp3.com/ozome), os caras citam o Wado como influêcia. Como uma referência dessas não poderia engendrar coisa ruim, os caras se firmam como uma das principais bandas de Betim na atualidade. Depois vou até bolar uma matéria acerca do festival que eles participaram na Itália, mas por enquanto se contentem com o Wado.

Por fim, deixo aí um vídeo da música "Tormenta". Eu, além de rock, curto muito alguns filmes "nonsense", tipo "kill Bill", "Dogville", "Pulp Fiction" etc ... essa música faz referência, talvez, a uma cena do filme "Magnólia": aquela "chuva de sapos" que acontece quase no fim do longa ... Escute a música e, se interessar, assista o filme.



site: www2.uol.com.br/wado/

Ficanapaz!
contato: eltonmg@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock