[SWU] Mais informações

Conforme já publicado no betimrock.com e também em outros meios de comunicação, nos dias 09, 10 e 11 de outubro - fazenda Maeda, Itu/SP - acontece o "SWU Music and Arts Festival", contando com a presença de vários artistas e bandas de renome mundial. A organização do evento espera receber um público estimado em mais de 300.000 pessoas, transformando a pacata cidade paulista no palco de uma versão moderna do Woodstock. Confiram na imagem abaixo algumas bandas já confirmadas:

[Um pouco sobre os shows - DIA 09]

Diante dos nomes até então confirmados, creio que dia 09 é o dia mais interessante, sem maiores penetras. É claro que os Mutantes apresentam um som mais retrô e talvez enfadonho para alguns, saindo um pouco do contexto do dia; mais aí pergunto: como fazer um evento desses no Brasil e não convidar os Mutantes? Seria o mesmo que dar um tapa na cara do rock brasileiro, e o SWU preferiu não bater. Enfim, uma escolha diplomática. O show do RATM promete ser emblemático, pois marca a volta dos caras depois do hiato que cunhou o Audio Slave - foi bom enquanto durou - e insere a banda novamente no circuito dos grandes festivais. Eles são uma das bandas mais influentes da década de 90 e, apesar de gostar muito de Audio Slave, realmente RATM é algo transcendental, aliando boa música a letras politizadas e enérgicas.



Por falar em algo transcendental, não podemos deixar de frisar todo o experimentalismo do "The Mars Volta", grupo que surgiu do crack ocorrido no At the drive-in. O TMV é considerado progressivo, com direito a álbum conceitual e tudo, trazendo no seu som uma miscelânia de rock psicodélico, jazz fusion, hard e punk rock. Geralmente o grupo realiza boas apresentações ao vivo, e muito provavelmente irão corroborar essa tônica aqui no Brasil.



E ainda contaremos nesse dia mítico com a presença do Black Drawing Chalks, excelente banda nacional de stoner rock. É a melhor banda brasileira a tocar no SWU, até o presente momento, com absoluta certeza. Não é atoa que os caras tiveram 3 indicações no VMB 2009, e tal fato só vem traduzir a projeção e importância que o Black Drawing Chalks já ostenta no cenário rock brazuca. O convite para tocar no SWU era tudo que essa competente banda precisava para provar seu gabarito, e terá a difícil tarefa de representar nosso rock no evento, já que esse fardo é muito pesado para bandas como Capital Inicial e O Teatro Mágico.



[Mais um pouco sobre os shows - DIA 10]

Então, acho que não justifica falar muito sobre Capital Inicial e Jota Quest, que representam a parte clichê do evento. Eu sinceramente tenho dó daqueles que irão assistir o Capital, pois serão submetidos a um combo de 224687687535432 hits de "du caralho" falados enfadonhamente pelo vocalista Dinho, frase que com certeza tem fundamento em algum trauma infantil do músico. Também compõe o time de bandas brazucas no dia 10 os palhaços do "O Teatro Mágico", com certeza menos enfadonhos que o Capital, mais ainda sim enfadonhos ...

Os grandes responsáveis por salvar o rock no dia 10 do evento serão os caras do Kings Of Leon, e só eles. Mas se você é uma pessoa eclética que aprecia outras vertentes musicais, creio que o show da Joss Stone também é considerável, bem como o da Regina Spektor. Aliás eu escuto muito o "The Soul Sessions", da Joss, principalmente o cover de "Fell in love with a Girl" do White Stripes, que foi transformada em uma música audível, diga-se, graças a pegada e o swing da menina e seus músicos negros fodões! Maiores dúvidas, segue o vídeo abaixo:



Para aqueles que não conhecem Kings Of Leon:



Bom, em outra oportunidade falo do último dia do evento ...

Ficanapaz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock