[Rock in Rio] A tragédia de Rick Allen e outras ponderações



Falaê galera do rock! Como todo mundo já deve saber, em Setembro de 2011 teremos no Brasil mais uma edição do maior festival de música do mundo: o ROCK IN RIO. Tivemos outras três edições em solo brasileiro (1985, 1991 e 2001), bem como quatro em Portugal (2004, 2006, 2008 e 2010) e duas na Espanha (2008 e 2010), reunindo mais de 5 milhões de pessoas que aplaudiram 656 bandas.

Com um evento dessa magnitude seria um tanto quanto inusitado a ausência de inúmeras polêmicas, ainda mais se tratando de rock e seus mais conceituados artistas. Histórias tristes, engraçadas, esquisitas, lamentáveis; enfim, tem para todo o gosto. Bom, eu não sou nenhum expert em Rock in Rio, aliás eu nunca sequer fui em um, mas mesmo sem vivenciar essa grande festa do rock mundial conheço alguns fatos que são interessantes, e no decorrer de alguns posts irei citá-los.

| Ano: 1985 - Brasil - Rock in Rio I |


O primeiro (e melhor, talvez) Rock in Rio contou com uma estrutura que poderia atender cerca de 1,5 milhões de pessoas. A primeira "cidade do rock" infelizmente fora demolida pelo então governador do estado Leonel Brizola, logo depois do evento. Só para se ter uma noção, construiram na época o maior palco do mundo (5.000m² de área), e a estrutura da cidade do rock, que correspondia a um total de 250.000 m², dispunha de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas entre outros.

Entretanto o que realmente impressionou nessa edição não foi sua gigantesca estrutura, mas sim as bandas que tocaram: Queen, Iron Maiden, Whitesnake, AC/DC, Scorpions, Ozzy Osbourne dentre outras.

Existia também à época uma banda de muito sucesso no mundo inteiro, e uma fatalidade cruel impediu que o grupo tocasse no primeiro Rock in Rio.

|Def Leppard |

O Def Leppard nasceu em na cidade Sheffield, Inglaterra, em 1977. Considerada uma das bandas de rock mais populares, os caras do Leppard já venderam mais de 70 milhões de discos em todo o mundo. No ano de 1983, o grupo lançou o disco Pyromania, este que contou com um sucesso sem precedentes. Para se ter uma noção do sucesso de Pyromania, suas canções disputavam o primeiro lugar nas paradas de sucesso com Thiller, de Michael Jackson.

Em meados da década de 80, o Def Leppard era considerada a banda de rock mais popular dos Estados Unidos, bem como da Inglaterra, país de origem do grupo.

Não é preciso nem falar que os caras foram convidados a participar do Rock in Rio (1985), mas infelizmente eles não tocaram ...

| O drama de Rick Allen |

Rick Allen é o baterista da banda Def Leppard. Ele entrou na banda um ano após sua formação, (1978), abandonou a escola aos 16 anos e mergulhou de cabeça do mundo da música. Nos primeiros trabalhos do Leppard, Rick Allen ostentou inúmeros elogios da crítica especializada. Depois do lançamento do Pyromania, Allen e seus amigos de banda logravam de muita fama e dinheiro, e estavam na espectativa de tocar no maior evento de música do mundo: o Rock in Rio.

A banda iria viajar para o Brasil em Janeiro, já estava tudo acertado e era só comemorar os festejos de final de ano para partirem rumo as terras brazucas. Em 31 de dezembro de 1984, em Sheffield, Inglaterra, Allen, então com 21 anos, se envolve em um grave acidente de carro. Depois desse fatídico evento, o músico passou por várias cirurgias, as quais não conseguiram evitar a amputação de seu braço esquerdo.

O acidente cancelou todos os seus compromissos profissionais — e também os do grupo — por quatro anos. Entre esses compromissos estavam as apresentações no Rock in Rio, no começo de 1985.

| Exemplo de superação |

Para muitas pessoas uma deficiência física pode resultar em inúmeras limitações. Rick Allen era baterista da banda mais popular de rock da época e, após uma fatalidade, perde o braço esquerdo. Isso tudo com apenas 21 anos de idade. O cara que abandonou a escola aos 16 anos em busca de um sonho, conseguiu seus objetivos e, no auge da sua carreira sofre um acidente de carro com sequelas irreversíveis.

Essa história realmente SERIA muito triste se Rick Allen fosse um bosta, mas ele não é.

O cara está tocando bateria mesmo sem um braço! Isso mesmo, o Def Leppard superou tudo isso e voltou a ativa, é claro que com seu baterista oficial, Rick Allen.

| Vídeo |

Segue aí um acústico da banda realizado em 1995, na terra natal dos caras.








6 comentários:

  1. MARAVILHOSA POSTAGEM!

    "Essa história realmente SERIA muito triste se Rick Allen fosse um bosta, mas ele não é."

    Organizadíssima, clara, objetiva, fantástica e maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Vanessa.

    Essa história é uma das mais bonitas do rock, senão a mais ...

    ResponderExcluir
  3. "Se Ele não fosse o melhor Marido do Mundo, ele seria um grande patrocinador do Rock, pois apaixonado ele já é, percebe-se tamanha dedicação a este gênero musical...." Arminda.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado meu amor! O rock faz e sempre fará parte da nossa história!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Basa!!!

    Esse post ficou "Supimpa". rs

    Sério, muito bacana o conteúdo do post. Acho que poderia vim aí mais uma série de postagens como essa de curiosidades do rock in rio. Achei muito interessante! E procurei saber um pouco tem muito o que abordar...

    Valeu!!!

    PS.: Ohhh Presença ilustre da Arminda aqui no blog...

    ResponderExcluir
  6. Excelente matéria pessoal, sou até suspeita, pois sou fã assumida do Leppard, simplesmente apaixonada bela banda. Cada dia mais o site tem ficado melhor. Espero poder contribuir também, quem sabe com matérias para o Betim Rock. :)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock