TOP 5 2010

Falaê galera do rock! Nesse post terei a ousada missão de eleger os "cinco momentos que marcaram o rock betinense em 2010", tarefa que definitivamente não é das mais fáceis. Vale ressaltar que o material abaixo exprime a opinião do colunista, e não representa um posicionamento do site Betim Rock como um todo.

| 5.º Lugar: Banda L6 |

JustificarBom, um dos critérios que utilizei nessa seleção foi a imparcialidade - ou pelo menos tentei. Eu sinceramente não gosto do som da L6, entretanto não posso omitir o quanto os caras estão ralando para alcançar o mainstream. E o esforço não está sendo em vão; afinal de contas, não é todo dia que se vence uma etapa da Garagem do Faustão, estampando sua música em rede nacional. Um fato memorável e, independente de qualquer avaliação, graças a essa banda tivemos o nome de Betim lembrado nessa difícil seletiva. É válido lembrar também que o grupo obteve uma excelente participação no festival Palco 98 Vivo On Festival. Enfim, acho que não preciso dizer mais nada ...

| 4.º Lugar: Sub Rosa e o álbum The Gigsaw |

The gigsaw é um disco de rock progressivo muito interessante, talvez um dos melhores trabalhos musicais cunhados em Betim. Com uma sonoridade vintage, o Sub Rosa propõe no curso do disco uma alegoria sobre o ciclo da vida, de tal forma que cada música ostente um significado particular, e também um coletivo, como num quebra cabeças. O trunfo do trabalho está em toda simbologia presente nas canções, fazendo referências a gnose e outros conhecimentos místicos, e as melodias parecem se adequar perfeitamente ao assunto. O disco foi um sucesso entre a crítica especializada nacional e atualmente é distribuído para o exterior pela Syn-Phonic Records, de Utah/USA. Parabéns aos componentes da banda, bem como a Jamie pelo excelente trabalho de marketing. The Gigsaw é um disco inteligente e para poucos. Recomendo!

| 3.º lugar: Circuito Praça Rock |

O evento proposto pela FUNARBE visava descentralizar as localidades de shows e eventos culturais, que geralmente aconteciam nas regiões centrais. Dessa forma, o Circuito Praça Rock propunha shows nas mais variadas praças de toda a cidade, levando música a todos os cantos de Betim. Gostei muito das bandas selecionadas, e os shows foram razoáveis. Contudo, se tratando de um evento que envolve a máquina pública, confesso que esperava muito mais. Ocorreram muitos erros organizacionais, coisa que não pode acontecer quando se trata de FUNARBE. Mas, enfim, merece esse terceiro lugar ...

| 2.º Lugar: Betim Fest Music |

Deyvisson Oliveira mostrou para toda a cidade que, se existir força de vontade e profissionalismo, a cena cultural betinense um dia pode ser forte. Eu via esse cara panfletando sozinho em porta de faculdade, carregando som de um lado para o outro todo dia, batendo de bar em bar para promover o seu evento ... velho, só tenho a dizer uma coisa: Você é o cara! A segunda edição do Betim Fest Music foi um sucesso, e inúmeras bandas de rock se apresentaram nos bares da cidade. Melhor do que muito evento com dinheiro público ...

| 1º Lugar: Shows do Matanza e Plebe Rude|



Betim ano passado contou com shows dessas duas grandes bandas do rock brasileiro! Acho que não teve nada melhor se tratando de rock na cidade. Primeiro lugar indiscutível!

8 comentários:

  1. Primeirão eu concordei demais, Matanza é fodasso...

    Betim Fest Music tbm é um evento muito bom... E achei interessante o fato dele abrir portas para estilos musicais bem diferenciados.

    Circuito praça rock, um ideia genial... Da qual nós só reclamamos, fizemos critica, pelo fato de querer que a ideia amadureça e os erros sejam corrigidos... Mas é um grande evento...


    CD Sub Rosa, de parabéns pelo fato de estarem sempre alcançando novas conquistas. Genial...

    Colocaria ai tbm o CD do Ossos do Banquete...

    L6 muito sucesso aos caras...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por citar minha pessoa e meu trabalho!
    Parabenizo sempre o Betim Rock. Pra mim, no Top Five da história do Rock de Betim, a criação do Betim Rock é presença garantida.

    Beijos! E estamos juntos nessa história.

    ResponderExcluir
  3. Aprendendo com os erros a galera agora vai fazer bem mais em 2011!

    ResponderExcluir
  4. Não tenho nem palavras galera, ler isso foi muito importante pra mim, confesso que eu estava meio desanimado com a questão do festival pois a prefeitura não ajuda muito, mas após ler isso fiquei muito feliz valeu mesmo e vou trabalhar mais ainda em 2011, se depender de mim será a maior festa da cidade em questão musical, vamo junto!

    ass: deyvisson (Betim Fest Music)

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock