[Rock in Rio] Freddie Mercury e o show do Queen no Brasil

O Queen é uma das maiores bandas de rock de todos os tempos. São mais de 400 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, e essa cifra é um tanto quanto relevante. Só para se ter uma noção, o disco mais vendido de todos os tempos, "Thriller" - obra prima do rei do pop, Michael Jackson -, vendeu cerca de 72 milhões de cópias. O Alcorão, livro sagrado do Islã, terceiro livro mais vendido até hoje, vendeu cerca de 700 milhões de cópias. Ou seja, o Queen foi um fenômeno colosal que angariou - e angaria, até hoje - fãs em toda parte do planeta! E a frente de tudo isso estava ele, Freddie Mercury, o excêntrico e carismático vocalista do grupo britânico. A banda realizou um show ímpar no primeiro Rock in Rio, em 1985, e é dessa polêmica apresentação que iremos tratar nesse post.

| O show do Queen no Rock in Rio I |

Para começar, o Queen foi a banda mais bem paga do primeiro Rock in Rio: U$ 600.000,000. Isso mesmo, os caras levaram seiscentos mil dólares! Um cachê pago na década de oitenta, portanto imaginem o que o montante representaria nos dias atuais. Não tinha para ninguém: Iron Maiden, Ozzy, AC/DC, dentre outros. Fato é que o Queen era o grande nome do Rock in Rio I, e ponto.

E todo esse dinheiro que envolvia o cachê fora muito bem pago, diga-se, uma vez que o show do Queen no Brasil é considerado uma das maiores apresentações de rock de todos os tempos. De acordo com a própria banda, subir no palco do Rock in Rion foi um dos 5 momentos mais emocionates dos músicos em toda carreira. Basta assistir o vídeo abaixo, aonde percebe-se um coro muito foda entoado por milhares de pessoas apaixonadas por rock. A música, além de ostentar um arranjo matador, tem um felling muito intenso, realmente um clássico:



| A polêmica com Freddie Mercury |

Freddie Mercury é um dos mitos do rock. O melhor vocalista do mundo, para muitos. Era dono da voz, quem sabe, mais lírica de todos os tempos. Inclusive reza a lenda que, durante as gravações do álbum Barcelona, Freddie desafiou Montserrat Caballé, a cantora lírica mais conhecida no mundo, para ver quem possuía maior fôlego. Mercury venceu com uma grande vantagem, provando que era "o cara".

E tanto talento não poderia deixar de ser acompanhado por uma personalidade forte, digna de um astro do rock. Freddie era temperamental, um cara cheio de vontades, excêntrico, características essas que inexplicavelmente não ofuscavam seu enorme prestígio com os fãs. E no Brasil certamente Freddie se comportou como era de se esperar. O cara não permitia que ninguém se aproximasse e ameaçava ir embora se algum reles mortal o dirigisse a palavra. A revista Showbizz lançou uma matéria que deu conta de um caso interessante:

Freddie Mercury deu fricote ao chegar à Cidade do Rock e encontrar o corredor cheio de plebeus (Erasmo Carlos, Elba Ramalho e outros astros da MPB, que esperavam para vê-lo). Entra em cena para segurar o pepino o bravo Amin Khader, responsável pelos camarins – que, àquela altura, já tinha tratado de acender o saquê a 20 graus para fazer a vontade de Sua Majestade. Travou-se então o seguinte diálogo...


Freddie: Quem são essas pessoas?
Amin
: Grandes artistas brasileiros, gente do mesmo gabarito que você.

Freddie
: Não podem ser do mesmo gabarito que eu. Por que eles me conhecem e eu não os conheço!


Sua Majestade, então, do alto de seu posto de líder do grupo que cobrava o maior cachê do evento (US$ 600 mil), exigiu que todos saíssem do caminho ou voltava para o hotel. A duras penas, Amin conseguiu que cada um voltasse para o seu camarim. Porém, as portas permaneceram abertas. À passagem de Freddie ouvia-se o coro de “Viado! Viado!”.

Freddie: O que eles estão gritando?
Amin: Estão te elogiando...

Freddie: É mentira!

Assim, Freddie entrou em seu camarim. Minutos depois, saiu e procurou Amin. “No Brasil tem furacão?”, perguntou. Ao ouvir a negativa, Sua Majestade retrucou: “Pois acabou de passar um por aqui!”. “Quando eu entrei”, conta Amin, “estava tudo virado! A bicha tinha botado o camarim de pernas pro ar. Tinha mamão papaya até no teto!”.


| Polêmicas a parte, o show foi histórico |

Apesar de toda polêmica e episódios desagradáveis, o Queen fez valer cada centavo pago pela sua apresentação, realizando no Brasil um dos maiores shows de rock de todos os tempos. A crítica especializada não economiza elogios ao primeiro Rock in Rio, e com certeza a banda britância possui uma participação fundamental nesse memorável evento.

10 comentários:

  1. FREDDIE MERCURY sem dúvida é o melhor1

    ResponderExcluir
  2. Dá pra notar com tanto piti que era viado também...

    ResponderExcluir
  3. Esse em 85 foi épico,queria ter estado la.

    ResponderExcluir
  4. Também queria ter estado lá, uma pena a morte prematura, imagine o quanto ele teria produzido se ainda fosse vivo.Uma grande perda.

    ResponderExcluir
  5. setecentos mil dolares mas esta 600.000.000??? tem algo de errado nesta cifra 700.000.00 ...ou seiscentos milhões de dolores isso mesmo ta errrado reposta a reportagem ...

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente não acredito neste comportamento soberbo de Fredye, ele era gay e farreiro, não soberbo como insinua a matéria. Abraços

    ResponderExcluir
  7. Foi tarde... Ngm está acima de ngm e pessoas assim nem deveriam existir. Se fosse mais humilde poderia ser considerado um mito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o desrespeito de ter sido xingado, em "couro pelos tais artistas de viado, foi correto isso ?

      Excluir
  8. No final acabou como todos nós iremos acabar um dia. Endeusar um mortal é no mínimo ridículo.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock