O Rock é um pilar da cultura betinense - Parte I

Um pilar é uma estrutura fundamental que sustenta uma construção. Exatamente dessa forma, o Rock se posiciona em Betim como um indispensável alicerce da nossa cena cultural. Entretanto, apesar dessa condição de prestígio, será mesmo que o Rock n´Roll é tratado da forma que merece por todos nós? Algumas verdades precisam ser ditas. Eu não queria ser o porta voz de uma espécie de segregação artística, contudo me vejo no dever de pleitear para o Rock toda a relevância que este ostenta nessa cidade, afinal, temos muito mais shows do que peças de teatro, convenções literárias, saraus ou espetáculos de ballet. Antes de continuar a exibir todo esse potencial do rock em terras betinenses, gostaria de chamar atenção para os últimos dias, os quais foram graciosamente denominados "Semana do Rock", ocasião na qual mais uma vez o Rock n´Roll movimentou a cidade e se impôs como principal vitrine dos nossos artistas. Em Betim, nada em termos culturais é mais relevante do que o Rock n´Roll ... NADA!

| Quinta - No Drive |

Já na quinta-feira, no bar Rota 66, tivemos o projeto NO DRIVE. Trata-se de um encontro descontraído no qual os artistas e apreciadores se reunem para tomar uma cerveja e escutar boas músicas. É sensato mencionar que o NO DRIVE não é restrito apenas ao rock, uma vez que é um evento aberto "aos apreciadores da boa música" - palavras de Ben-Hur - e, dessa forma, não raras vezes outras linguagens musicais aparecem ali. Mesmo com esse pequeno detalhe, eu considero o NO DRIVE como um encontro Rock n´Roll, e o que for alheio a isso é mera exceção à regra.

Crédito: Gutho Alves

| Quinta - Ivan Oliveira e Junior Ratazana na Usina Choperia |

Ainda em plena quinta-feira, na Usina Choperia, mais uma opção: Ivan Oliveira (banda Garage) e Junior Ratazana (Eu mesmo e Irene), fato que é muito salutar para o nosso público pois representa mais uma opção nas quintas. Um lance acústico é sempre uma boa pedida para esse dia da semana, afinal, todo trabalhador que se preze precisa acordar cedo na manhã seguinte. Sucesso!

 Crédito: Marina Clemente

| Sexta- Cardiofônica e Didáticos no Espeto na Folha |

No dia seguinte (Sexta), a Cardiofônica lançou o clipe de "Não fale demais", mantendo todo o profissionalismo que acompanha a banda desde sua criação. O show aconteceu no "Espeto na Folha" e contou também com participação do grupo Didáticos. O Espeto na Folha é a casa que mais tem apoiado o rock n´roll betinense nos últimos tempos, e quem já se apresentou lá sabe e reconhece a competência e honestidade do Bruno para com os músicos. Não vou me estender porque "Não fale demais" merece uma postagem exclusiva - aguardem!



| Sábado - Jennifer Crazy no Espeto na Folha

Com direito a lançando de web clipe do single "Alive and Suffer" e também participação da banda Morgana. Quem lembra desses caras tocando no "Bar Porão" há alguns anos atrás com certeza nem acredita se tratar da mesma banda - e isso não é nenhum demérito, muito pelo contrário! Há anos na cena Rock n´Roll da cidade, estamos diante de uma galera que fora subestimada e, depois de muita determinação, agora leciona para os ditos "músicos" como se faz um rock n´roll de verdade: direto, visceral, com muita distorção e atitude! Aliado a tudo isso, a Jennifer Crazy tem sabiamente se preocupado com sua imagem, fazendo uso de um figurino que sempre chama atenção e também abusando na atuação de palco. O vídeo de  "Alive and Suffer" só vem coroar esse excelente momento dos caras e também deixar evidente que o verdadeiro Rock n´Roll está mais vivo do que nunca!

Crédito: Image Produtora

| Sábado - Concertos de Rock no Teatro Dell Art |

Os "Concertos de Rock", capitaneados pelas bandas Ossos do Banquete e Sub Rosa, serviram para mostrar que o "Teatro Dell Art" é um local mais que pertinente para receber o público do Rock n´Roll. No Sábado os caras compartilharam o palco com a banda Carne de Segunda, fechando um ciclo de vários shows e parcerias. Parabéns a todos os envolvidos nessa maratona de muito Rock!


| Sábado - Eu mesmo e Irene no Rota 66 |

A banda Eu mesmo Irene, com sua competente frontwoman de mesmo nome, vem a cada dia conquistando mais espaço na cidade - e fora dela também. Acompanhada de músicos muito competentes e com um repertório bem eclético (mas não clichê), o grupo a cada dia se estabelece com um dos principais nomes do rock n´roll em Betim. A banda se apresenta todos os Sábados de Dezembro no bar Rota 66.   

Eu mesmo e Irene - Divulgação

| Domingo - Ozome e Fantasma no Centro Recreativo Moreno |

Já no Domingão, para  fechar essa avalanche de muito rock n´roll, tivemos a banda Fantasma e Ozome no Centro Recreativo Moreno, que pode ser também uma nova alternativa para as bandas da cidade. Para quem não sabe, a Fantasma executa clássicos do heavy metal e conta com um time de primeira que está na cena rock n´Roll de Betim há muitos anos; a Ozome dispensa comentários, pois foi certamente a banda de Betim que mais soube aproveitar o ano: venceu festivais, lançou inéditas excelentes e de quebra tocaram em várias casas por todo país.

Crédito: Laura Pinheiro

10 comentários:

  1. minorizando os outros artistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia "outros artistas". Se você conseguiu entender o texto que leu (me parece que não), foram citados os músicos que se apresentaram de QUINTA-FEIRA À DOMINGO passado, na cidade de BETIM, num acontecimento apelidado por nós como "SEMANA DO ROCK". Caso tenha se enquadrado nos caso que escrevi em caixa alta, me desculpe. Caso não tenha, me desculpe ainda mais.

      Excluir
  2. Esqueceram do Rock Benção q acnteceu no sábado dia 08/12

    ResponderExcluir
  3. Anônimo (1): Respondendo sua pergunta: Não! Não estamos minorizando nenhum outro artista.

    Anônimo (2): Foda mesmo(?)

    Fernanda: Sempre existem, mas são eles que nos divertem!

    André: Verdade que não citamos, mas porém, não esquecemos. E quero dar os parabéns, pois passei no local e presenciei que o Rock Benção também faz parte dessa "Semana do Rock" e contribui muito. Vi o publico que vocês levaram. Excelente!!!

    Elton Basilio: Texto ficou ótimo meu caro! Como sempre transmitindo deslumbrantes publicações!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Baza! Muito bom o texto!A cultura em geral,vai crescer e muito nestes próximos anos em Betim. No rock está tendo uma UNIÃO que NUNCA teve antes,Por isso tal crescimento.
    Dannier.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez, o betimrock.com mandando um post de responsa e fortalecendo os artistas da cidade.
    Hoje vejo uma união e respeito bem maiores dentro da classe musical, do que ha cerca de 4 anos atrás quando me inseri na mesma.
    É fato que picuinhas a parte e anônimos pra falar merda como disse a Fernanda, sempre vão existir... o que antes me esquentavam a cabeça e que hoje não fazem a mínima diferença.
    Logo, o que tenho a dizer é, parabéns a todas as bandas da cidade que se empenham para apresentar ao público um trabalho de qualidade, que se fortalecem e que fazem esse ritmo maravilhoso, o rock (seja ele pop-rock, rock and roll, hard rock, heavy metal, hard core e/ou afins) se difundir e fortalecer cada dia mais.
    Salve betimrock.com

    ResponderExcluir
  6. Feliz com as manifestações que valorizam e fortalecem a cena rock da cidade, espero que seja o começo do estabelecimento do rock como uma poderosa força que leve o nome de Betim como uma cidade indispensável no roteiro de shows de MG. Independente de estilo ou rótulo que estes movimentos se tornem cada vez mais unidos valorizando e mostrando o grande potencial que a cidade tem de formar músicos de qualidade e talento. Marconi.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock