Os Reis da Estrada


                Hoje, dia 24 de agosto BH comemora o dia do motociclista e falando nisso o que vem a cabeça? Capacete? Muito Rock and Roll? Cerveja gelada? Não sei na cabeça de vocês, mas na cabeça desse velho amante de motores o que vem primeiro são as motos, e a preferida Harley-Davidson. Aquelas motos que quando passam todo mundo pára pra olhar, com um ronco que chega a deixar o coração batendo mais forte, e até mesmo dando arrepio em alguns (ficou meio estranho, mas isso acontece mesmo), meu sonho de consumo.

            E hoje o nosso blog vai prestar uma singela homenagem a essa marca tão conhecida por motociclistas, cineastas e amantes de motores como eu. Então abra sua cerveja gelada, dê o play e curta a história de como foi criada a Harley-Davidson.


           Milwaukee é uma sossegada cidade no estado de Wisconsin Estados Unidos. Mas o ano de 1901 (a controvérsias nesta data, algumas fontes datam 1903) acabou com a pacatez dessa cidade. Willian S. Harley, de 21 anos e seu amigo de infância Arthur Davidson, de 20 anos perceberam que pedalar pela cidade, principalmente na subida de morro era um saco, eles queriam era mais conforto e rapidez, principalmente nas subidas. Então começaram a trabalhar na ideia de aplicar um motor ao quadro das suas bicicletas.


Por trabalharem em uma firma de automóveis manufaturados – Willian, como desenhista de esboços e Arthur, como criador de padrões – ficou mais fácil desenvolver a ideia da bicicleta motorizada. E com ajuda do irmão de Arthur, Walter Davidson – mecânico de estrada de ferro – construíram seu primeiro protótipo. Com o carburador feito de lata de tomate, primeira vela maior que uma maçaneta de porta e motor de 21/8 X 27/8 polegadas, 25 cilindradas e 3 cavalos de potência acoplado a uma bicicleta o resultado foi um fracasso. O motor era fraco tinham que continuar pedalando nas subidas, a bike não aguentava o tranco, partiram para a criação de seu segundo modelo.

Com grande ajuda do inventor norueguês Ole Evinrude, um cara já experiente em motores, na minúscula oficina de mais ou menos 8 m² situada no quintal da casa dos Davidson’s, entre avanços animadores e algumas decepções, finalmente construíram a lendária Silent Grey Fellow. Com uma potência de 3 cavalos, válvula de admissão automática e transmissão com correia o novo motor foi ampliado para 3 X 31/2 polegadas, bem mais poderoso que o primeiro.



Com o sucesso dessa criação produziram três modelos em cinza, a cor da marca. Das três motocicletas iniciais, uma foi vendida pelos fundadores da empresa para Henry Meyer, amigo pessoal de Harley-Davidson. E em Chicago, a primeira concessionária nomeada pela marca – C. H. Lang – comercializou outra dessas três motos fabricadas inicialmente.

            Os negócios não iam muito bem, as vendas eram lentas. Porém o dia 4 de julho de 1905 mudou essa história. Uma motocicleta Harley-Davidson venceu, em Chicago, sua primeira competição, ajudando a alavancar as vendas da jovem empresa. Neste mesmo ano, foi contratado, em Milwaukee, o primeiro funcionário em tempo integral da Harley-Davidson Motor Company.
Agora vendendo bem, não dava mais pra ficar no quintal dos Davidson’s. Então se instalaram num armazém muito maior, com melhores condições de trabalho, localizado na Juneau Avenue (avenida Juneau), em Milwaukee. Mais cinco funcionários foram contratados para trabalhar lá em tempo integral. Ainda em 1906, a marca produziu o seu primeiro catálogo promocional.
Em 1909, a Harley-Davidson Motor Company, então com seis anos de vida, apresenta a sua primeira grande evolução tecnológica no mercado de duas rodas. O mundo assistiu ao nascimento do primeiro motor V-Twin montado em motocicletas, um propulsor capaz de desenvolver 7 cavalos – uma puta potência pra aquela época. Em pouco tempo, a imagem de um propulsor com dois cilindros dispostos num ângulo de 45 graus tornou-se um dos ícones da história da Harley-Davidson.
Em 1912, foi iniciada a construção definitiva da fábrica localizada na Juneau Avenue e inaugurada uma área exclusiva para peças e acessórios. Mesmo ano em que a empresa atingiu a marca de 200 concessionários nos Estados Unidos e exportou suas primeiras unidades para o exterior, atingindo o mercado japonês.
A marca vendeu quase 100 mil motos para o exército. Tanto na 1ª Guerra Mundial quanto na 2ª Grande Guerra, a Harley-Davidson Motor Company produziu e comercializou para o exército americano. Na 1ª Guerra um soldado americano pilotando uma Harley-Davidson equipada com sidecar foi o primeiro a entrar em território alemão.
Por volta de 1920, com cerca de 2.000 distribuidores espalhados por 67 países, a Harley-Davidson já era a maior fabricante de motocicletas do planeta. Na mesma época, o piloto Leslie “Red” Parkhurst quebrou nada menos que 23 recordes mundiais de velocidade com uma motocicleta da marca. A Harley-Davidson foi a primeira empresa, por exemplo, a vencer uma prova de velocidade superando a marca das 100 milhas/hora.
Em novembro de 1947, para atender a demanda crescente de motocicletas, a empresa adquire sua segunda fábrica – a planta de Capitol Drive -, em Wauwatosa, também no estado de Wisconsin. Em 1952, foi lançado o modelo Hydra-Glide, a primeira motocicleta da marca batizada com um nome – e não com números, como acontecia até então. 
Até mesmo Elvis Presley um dos “criadores do Rock in Roll” se rendeu aos encantos dessas motocicletas. Pousou para a edição de maio de 1956 da revista “Enthusiast” ao lado de uma Harley-Davidson modelo KH.  Modelo esse que foi o terceiro exemplar de propriedade de Elvis Presley, e foi comprado no mesmo ano em que “Heartbreak Hotel” lançou-o para o estrelato. A moto foi vendida para a Harley-Davidson por Horne em 1995 por um valor não revelado, com documentação completa.



Enfim, se eu for ficar aqui falando sobre toda história e modelos da Harley-Davidson Motor Company não paro mais de escrever. Até hoje são lançados modelos que deixam qualquer um de queixo caído. Por isso, sou um grande fã dessa marca, é um clássico se tratando de moto.
Eu vou ficando por aqui curtindo o dia do motociclista com muito Rock and Roll e juntando minhas moedas pra um dia quem sabe comprar uma belezinha dessas.



Um comentário:

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock