O diabo é o pai do ROCK? [Parte III]

Nota
Sugiro a leitura dos posts anteriores. Para tanto, clique abaixo:

PARTE I
PARTE II


Então pessoal, eis o prosseguimento analítico do chavão "O diabo é o pai do rock", exame de paternidade árduo que poucos ousam realizar . Confesso que, a princípio, pensei que a temática iria se resumir a dois, três posts, talvez. Mas durante minhas leituras notei que o assunto é deveras complexo e denso, demonstrando que o tema estava longe de ser esgotado.

Em outra oportunidade já evidenciamos alguns aspectos pejorativos imputados ao rock, como a rebeldia, drogas, satanismo etc, constituindo um cenário completamente adverso a moral cristã. Aliás a própria igreja, em grande medida, se encarregou de criar esse entendimento no senso comum. Pois bem, a questão que fomenta o presente post é a seguinte: [ironic mode:on] Certos de que o diabo é o pai do rock [ironic mode:off], porque várias bandas ditas cristãs utilizam do expediente para louvar ao senhor? Essa é uma pergunta muito tensa, principalmente se analisada numa perspectiva religiosa. Mas não para por aí. O que dizer do White Metal - ou metal cristão? Como vislumbrar bandas de UNBLACK METAL (black metal gospel), uma vez que o Black Metal foi criado - conforme postado anteriormente - com a intenção de promover o sentimento anti-cristão? Estariam eles promovendo culto a Deus de uma maneira inadequada? Ou seriam eles, também, adoradores do diabo?

Um parecer que não poderia faltar nessa polêmica é a opinião do homem mais importante do catolicismo atualmente: o papa BENTO XVI. E olha que o cara não é um dos maiores fãs de rock. Segundo sua idiossincrasia religiosa, "o rock é expressão de paixões elementares que, em grandes reuniões de música, assumiram caracteres culturais, isto é de contraculto, que opõem ao culto cristão".Ainda complementou que se trata de "um veículo anti-religião". Mesmo com a ressalva papal, existem inúmeras bandas de rock católico: um exemplo assaz atual é a banda ROSA DE SARON que, religiosidades a parte, é uma das melhores bandas de pop rock da atualidade.



Mas é no protestantismo que o ROCK ganha expressões mais nítidas e intensas. Não é raro perceber que várias igrejas fazem uso do rock nos seus cultos, o que serve como um mecanismo para atrair os jovens para essas religiões. Existem, inclusive, igrejas protestantes de cunho completamente underground, aonde existe espaço para os fiéis de estética mais excêntrica, digamos. Essas denominações entendem que o ROCK definitivamente não é filho do diabo - muito pelo contrário - e colocam este estilo musical inclusive como principal instrumento de evangelização e promoção de práticas religiosas.
É o caso da comunidade venezuelana "La Rocha", conforme é elucidado no seguinte panfleto de publicidade:

O movimento do rock gospel foi inaugurado em meados dos anos 60, servindo como uma alternativa para os jovens que não compactuavam do estilo de vida hipie muito em voga na época. Foi criado naqueles anos o chamado "Jesus Movement", um escape para os indivíduos que buscavam uma perspectiva de vida cristã em meio as propostas de paz e amor baseadas em drogas e sexo livre. As primeiras bandas de rock cristão são fruto do citado movimento. Já nos anos 70, iniciou-se os primeiros contornos do que hoje é denominado "white metal" - metal cristão, com as pioneiras bandas Resurrection, Mesiah Prophet e Jerusalem.

E foi nos anos 80 que existiu uma consolidação do rock gospel, tomando proporções para além das igrejas e alcançando o mainstream. Nessa época, a banda evangélica de hard rock glam STRYPER conseguiu um feito inédito: foi a primeira banda do gênero a conseguir disco de platina. O STRYPER ficou mundialmente conhecido por atirar bíblias no público durante suas apresentações. Nessa mesma época surgiram boas bandas cristãs como o Whitecross, Holy Soldier e o Neon Cross. Já no final da década de 80 que apareceram as bandas cristãs mais "porrada", conforme se expressa. Estou falando do Deliverence, Tourniquet e do Vengeance Rising. Segue abaixo um vídeo do trash engajado do Tourniquet:



Nos anos 90, o MORTIFICATION se tornou a primeira banda cristã de death metal a romper com os limites religiosos e alcançar o mainstream. Embora os caras fazerem um death metal bem retrô que as vezes resvala no trash metal, o disco "Scrolls of the Megillot" pode ser encarado como um clássico do estilo.

No próximo post iremos parlamentar sobre a quantas anda o rock cristão contemporâneo, falando sobre o Horde, P.O.D, Demon Hunter, As I Lay Dying etc.

Ficanapaz!
contato: eltonmg@gmail.com



4 comentários:

  1. Bom artigo hein!!! Boa!!! Tá redendo bastante!

    Agora dá uma olhada nesse cara Basilio, não sei se nas suas busca chegou assistir. Fratello Metallo - Frade Metaleiro.

    http://www.youtube.com/watch?v=XXclLNSwIAQ

    ResponderExcluir
  2. ihhhhhhhhhhhh cara, nem manjava esse tiozinho aí não! aeauheuheaheuaheaeauhueh

    No próximo post falo dele ...

    ResponderExcluir
  3. Mais um post do c... desmistificando o rock como simbolo negativo e mostrando sua importancia cultural e social... Betim rock cada dia mais f....

    ResponderExcluir
  4. Valew cley, sua opinião é muito importante mano ...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock