O diabo é o pai do ROCK? [Parte IV]

Outros posts da mesma coluna: I | II | III

Salve companheiros do bom e velho rock n´ roll! Mais uma vez aqui estou, no difícil empreito de dar continuidade a coluna "O DIABO É O PAI DO ROCK?", a qual se propõe divagar um pouco sobre esse famoso chavão que é muito utilizado no âmbito dos rockeiros. Então, na coluna anterior falamos um pouco da gênese do rock gospel, bem como no fato da religião - sobretudo a protestante - utilizar o rock enquanto expediente para propagar seus ditames sacros. Se o rock é mesmo um genuíno filho de satanás, porque então tantas religiões utilizam do mesmo em seus cultos? Estariam incorrendo em grave pecado? Talvez uma forma de angariar jovens no encalço da grande popularidade do rock ? Enfim.

No post passado citamos algumas bandas de rock gospel, demonstrando a evolução do gênero até culminar no white metal - genericamente um heavy metal de temática cristã, e hoje iremos abordar uma das maiores polêmicas nesse sentido: o UNBLACK METAL, ou black metal cristão.

| Horde: o ápice da polêmica |

Eu sempre achei o Jayson Scherlocke um grande baterista, sobretudo nos tempos de Mortification. Esse cara, no ano de 1994, foi para estúdio sozinho e gravou todos os instrumentos, cunhando um disco chamado "Hellig Usvart", com certeza a maior aberração que o metal extremo já presenciou. Digo aberração porque o Jayson criou um disco de Black Metal - se é que pode assim ser denominado, entretanto as letras falam de cristianismo, gerando o estilo musical conhecido hoje como UNBLACK METAL. Conforme elucidado em postagens pregressas, o black metal, além de outras coisas, serviu como mecanismo de resistência contra o cristianismo que disvirtuava as tradições nórdicas (pagãs). Existe uma discussão extensa sobre a natureza do black metal, se este é um estilo de vida, uma tradição filosófica, ou tão somente um estilo musical. Independente da resposta correta a esta pergunta, vislumbrar uma banda de black metal cristão é, no mínimo, curioso. O disco "Hellig Usvart", do Horde, fora lançado pela Nuclear Blast, e na época ameaças de morte foram enviadas para a gravadora exigindo que a mesma divulgasse o nome dos membros da banda.

| Bandas cristãs atuais |

Aqui os exemplos são vários. Cito aquelas que já ganharam o mainstream:

- P.O.D



- The Devil Wears Prada



- As I Lay Dying



- Demon Hunter



| O frade metaleiro |

Uma outra manifestação deveras interesante que envolve rock/religião trata-se do Frade Metaleiro. Cesare Binozzi, 62 anos de idade, é um frade italiano da ordem dos capuchinhos que possui uma banda de heavy metal chamada "Irmão Metal", grupo que já gravou 15 discos de forma totalmente idependente, com músicas que abordam temas voltados para religiosidades. O interessante é que a música do frade teve uma aceitação respeitável no meio metal, principalmente na Itália, levando o músico a se apresentar no famoso evento "Gods of Metal", no ano de 2008, dividindo palco com ninguém menos que o Judas Priest. Até o presente momento o Vaticano, que defende estritamente as liturgias tradicionais, não teceu qualquer comentário a respeito do trabalho de Cesare Binozzi.



Por hoje é isso.
ficanapaz!
contato: eltonmg@gmail.com



2 comentários:

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock