Entrevista com o Eluveitie

Falaê galera do rock! Então, conforme publicado no post passado, BH irá receber um show banda suíça Eluveitie no final do presente mês. A revista de metal hornsup realizou uma entrevista com Chrigel Glanzmann, vocalista e líder do grupo, aonde o músico aborda a expectativa da banda em tocar no Brasil, dentre outros assuntos.

[Entrevista - Fonte: hornsup]

Quais são as expectativas em tocar no Brasil pela primeira vez?

Estou envergonhado mas tenho que admitir, que não conheço muito sobre a cena Metal brasileira, pois nenhum de nós havíamos estado antes no Brasil. Claro que nomes como Sepultura e Soulfly conhecemos, até porque já fizemos alguns shows juntos, mas estou completamente empolgado por finalmente poder ter a chance de encontrar nossos fãs e com certeza conhecê-los melhor. Tenho um pouco de receio do clima daí, pois é muito quente e úmido como o inferno, presumo (risos), pois somos de um país que é coberto por neve e a temperatura oscila de -15 graus a 5 graus, provavelmente teremos um choque com isso.

Como a banda enxerga esta mistura de música pagã, Folk e Metal, atualmente é algo que esta em crescimento ou apenas algo feito por poucas pessoas?

Durante esses últimos 5 anos o Folk Metal é algo que vem crescendo imensamente pelo menos na Europa e Estados Unidos. Em particular na Europa é algo tão grande quanto a atual cena Metal e outros estilos.

A banda usa alguns instrumentos atípicos incluindo gaita de fole e hurdy gurdy. Quantos instrumentos diferentes cada um dos membros da banda tocam, e fizeram aulas ou aprenderam a tocar sozinhos?

Pessoalmente eu toco instrumentos de corda como bandolim, bandola e violão também ,e instrumentos de sopro como gaita e gaita de fole. Eu particularmente aprendi a tocar esses instrumentos sozinho. No caso dos instrumentos de corda foi fácil pois toco violão clássico há 25 anos. Os instrumentos de sopro fui aprendendo dentro da cena Folk, mas dentro da banda há histórias diferentes da minha, por exemplo, a Anna aprendeu a tocar Hurdy Gurdy na Scuola Cantorum (um conservatorio musical focado em música medieval). O Meri frequentou a Jazz School (algo similar a Berklee College of Music na América) e por ai vai…

Qual a inspiração para suas composições?

História e cultura no geral

Quantos idiomas diferentes voces usaram em seu último trabalho “Everything Remains (As It Never Was)”?

Bem nós não usamos formas de linguagem explícita ou coisas do tipo. Nossas letras são basicamente em inglês, mas ao compor tanto a melodia quanto a letra da música usamos o modo Eluveitie de compor (risos). Em certas mísicas você ira ouvir elementos na linguagem gaulesa e celta. São meios de fazermos as coisas e irá perceber isso ao ouvir a canção “Lugdunon” em nosso CD.

Como tem sido a reação dos fãs ao ouvir as novas músicas ao vivo?

O novo álbum tem sido muito bem recebido pelos nossos fãs e chega a superar nossas expectativas para ser bem honesto. Estamos em ótimas colocações nos charts de países como Alemanha (20ª posição), Austria e EUA (30ª posição) e estamos entre os 10 mais vendidos em nosso país, isso é uma coisa excelente para um álbum de Metal.

Qual(is) a(s) coisa(s) favorita(s) sobre esse último trabalho?

Hmmm… é dificil dizer para ser sincero, tudo (talvez). Pessoalmente estou muito feliz com o resultado final do álbum, com a produção, transparência e clareza como foi feito.

Pelo que percebi há muita influência espiritual em sua música. Poderia nos conta algo sobre isso?

Ohhh… Ok.Ok.(pausa) Para ser honesto eu não penso nisso e nem tenho conhecimento sobre isso, quando escrevo as músicas pro Eluveitie. Tudo que penso e crio sai espontaneamente e por intuição. Não fico pensando em: “Ok vou escrever algo místico e espiritual agora ou algo extremamente celta”, simplesmente deixo fluir, mas ao meu ver, a música é uma forma de expressar sentimentos e funciona como um espelho aonde a pessoa escreve aquilo que sente e pensa ou não.

Qual foi a coisa mais estranha/bizarra que aconteceu com a banda durante alguma turnê?

Agora voce me pegou! (risos). É uma questão muito dificil pois sempre que saímos em turnê encontramos diversas situações engraçadas e esquisitas que fica dificil escolher apenas uma delas para contar, mas tenha certeza, são muitas!

Qual o seu hobby além da música?

Bem, basicamente eu não tenho hobbies além da música. Eu simplesmente não tenho tempo de fazer nada além disso. O Eluvetie me consome 150% do tempo, mas quando sobra um tempinho gosto de cozinhar e inventar uns pratos esquisitos (risos), mas em regra geral todos da banda gostam de ler e curtir a natureza.

O que fazem para passar o tempo quando saem em turnê?

No tourbus gostamos de ler bastante e ouvir música, é claro, mas geralmente estamos trabalhando, seja em processo de composição de novas músicas ou respondendo entrevistas como essa (risos).

Mande uma mensagem para os fãs brasileiros:

Tudo que tenho que dizer é: Obrigado e agradecer a HORNSUP pela oportunidade dessa entrevista e o interesse em nossa banda, mal vemos a hora de desembarcar por ai para podermos tocar e estar próximo de nossos fãs. Estamos muito empolgados e esperamos ver a todos os nossos fãs em nossos shows. Nos vemos lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock