A nova onda do metal progressivo: Protest the Hero


Falaê galera do rock! Estou aqui hoje na intenção de divagar um pouco sobre o prog metal - ou metal progressivo -, uma vertente do metal que frequentemente é associada ao Dream Theater, talvez o maior nome do gênero. Sinceramente eu nunca tive muito saco pra escutar o Dream Theater, apesar de reconhecer toda a excelência nos preciosos arranjos cunhados pelo grupo. Tudo soa erudito demais e ao meu ver escutar os caras é quase como aturar uma sinfonia de Beethoven.

Entretanto o post visa chamar a atenção para uma banda de prog metal atual que é simplesmente fantástica ( e sem ser chata): O Protest the Hero.

| Protest The Hero |

Quando eu escutei os caras pela primeira vez confesso que fiquei algumas horas tentando decifrar aquela sonoridade. Com uma estrutura de composição bastante densa, cheia de contratempos e melodias indecifráveis, o Protest The Hero tinha tudo para ser mais uma daquelas bandas de prog metal que seu vizinho nerd adora; contudo a banda consegue fundir o massante prog metal com outros estilos interessantes, como o metalcore/mathcore, trazendo a tona um jeito de fazer heavy metal bem singular.

O primeiro disco dos canadenses, Kezia (2005), provavelmente é o que mais se aproxima do metalcore. É um excelente trabalho, contudo fica no chinelo quando comparado com Fortress (2008), album que ostenta uma maior maturidade musical e também incursiona de maneira mais intensa no prog metal.

Já o terceiro trampo do Protest The Hero, Scurrilous, tinha data oficial de lançamento para hoje (dia 22/03/2011), pela Vagrant Records, contudo o disco vazou na internet e eu como não sou otário já escutei o novo trabalho da banda. E quer saber o que eu achei? Uma verdadeira obra prima do metal! Tudo chama atenção, a começar pelo artwork, que foge dos clichês inerentes ao metal (diabinhos e outras paradas sobrenaturais), e exibe umas belas gravuras que fazem menção ao teor das letras. Veja:

Caótico, experimental, matemático, progressivo e de alto nível técnico; não acho mais adjetivos para rotular esse inusitado e singular trabalho do Protest the Hero. Realmente é uma bela aula de prog metal que deveria ser lecionada a muito "tiozão" do meio. Se você quer encontrar uma boa banda, escute o Protest The Hero!

| Vídeo |

Esse é do segundo disco, Fortress, outro trabalho incrível:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock