Plagiarismo. (Parte 1)


Fala amizade! Depois de sumir por uns tempos graças a nossa amiga companhia de telefone e Internet, estou de volta!

No ultimo mês, quem tem como hábito ler e ver jornais, deparou - se com a notícia que a banda Angra, de metal, está com um processo judicial contra o Parangolê, de samba / axé. Tudo isso por conta de um plágio do riff da música "Nova Era" (vide primeiro vídeo). E de fato os riffs são iguais mesmo, tanto que o diretor musical do Parangolê assumiu que o guitarrista usou o riff na música "Tomba Aê" depois de ter praticado uma vídeo aula de Kiko Loureiro, guitarrista e principal compositor do Angra.

Antes de chegar á Justiça, a batalha começou no twitter com provocações tanto que baratas de ambas as partes, com coisas do tipo "Se querem copiar nossos riffs, que usem em músicas de qualidade" - Frase dita por Loureiro (confesso que em partes, concordo com ele).

E essa questão de plágio vai muitíssimo além dessas duas bandas. Recente mente, o guitarrista Joe Satriani acusou o Coldplay de copiar partes da música "If I Could Fly " na música de muito sucesso do quarteto, "Viva La Vida".

Satriani também acionou a justiça, querendo direitos autorais e se dizendo muito triste, porque compôs a música dedicada á esposa e se sentiu "roubado". Depois de mais de um ano com o processo se arrastando na corte de Los Angeles, as duas bandas entraram em comum acordo extra judicial e o assunto está encerrado, porém, ninguém sabe como foi esse acordo.

Então, veja os vídeos e veja que realmente há muitas semelhanças ... E não pensem que para por aí não, postarei mais plágios que fazem parte do mundo da música.

Vídeo 1 - Angra x Parangolé.




Vídeo 2 - Joe Satriani x Coldplay




E NÃO SE ESQUEÇA .... Dia 15 de Maio tem aniversário do Betim Rock !!!

3 comentários:

  1. Fala galeraa!!

    Vou expressar minha opinião sobre esse assunto, que é difícil de definir pois todo mundo possui idéias diferentes acerco do plágio no meio músical.

    Vamos lá!

    Existe plágio? Existe. Existem músicas que se parecem? Existem.

    O que seria a definição de plágio?? (a galera do blog poderia colocar ai pra gente).

    Plágio pra mim seria uma cópia idêntica de uma música, tanto no andamento/divisão rítmica, quanto na melodia/harmonia.

    O mundo é muito gigante, habitado por bilhôes de pessoas, de diversas culturas e possui inúmeros instrumentos musicais de todos os tipos e estilos. Não tem como nós decorarmos todas as músicas que existe no mundo, para que, quando formos compor algo, conferir se a nossa música se parece com a de tal banda. Impossível. E você iria ficar na paranoia de toda vez querer conferir se o riff que você criou se parece com algum outro riff.

    Música é sentimento! Acima de tudo.

    Todos nós músicos, ou instrumentistas possuímos influências músicas, gostamos mais de um estilo musical, bebemos na fonte de determinada época/década e ouvimos a mesma banda até morrer!! (eu por exemplo vou morrer ouvindo AC/DC, Foo Fighters e NX ZERO, que são minhas influências). E isso fica na sua cabeça, não tem como. Na hora que você for compor algo é inevitável que seu riff ou música lembre tal música de tal banda que você está curtindo no momento ou lembre um pedaço, ou mais ainda, tenha uma nota ou umas notas iguais a dessa música. Pra mim é normal.

    O que não é normal é você fazer uma música que seja completamente cópia de outra. Ai você estaria "roubando", como disse o Joe Satriani, o sentimento do outro. Você não estaria sendo verdadeiro com você mesmo.

    Mas acredito que é natural tirarmos referência de um som, timbre ou música pra criarmos algo nosso.

    Expresse a música que você está afim de fazer no momento, que soe bem ao seus ouvidos, sem pensar nas outras que existem. Por que cada música tem sua história/estoria!

    Abraço a todos amantes da música, seja ela qual for! sem preconceito!

    Adriano Lara

    ResponderExcluir
  2. "Plágio pra mim seria uma cópia idêntica de uma música, tanto no andamento/divisão rítmica, quanto na melodia/harmonia."

    Mesmo ritmo, harmonia e melodia = mesma música. Aí seria a mesma música. Seria cópia, não plágio.

    Soar parecido em função de uma influência é muito, mas muito diferente de plagiar. Esse cara do parangolé é um safado, escutou o riff em uma video-aula e simplesmente usou em uma canção "autoral".

    ResponderExcluir
  3. Meu jovem do primeiro comentario, segundo sua errada definiçao do plagio, o plágio não existe! Pois uma música é composta de vários acordes, riffs ... Se você copiar uma sequência disto, sem prévio aviso ao compositor, se caracteriza o plágio.

    No caso do Parangolé ficou evidente que é um plágio e foi confirmado pelo diretor musical da banda. Esse aí do Coldplay e do Satriani nao vi como plágio, mas apenas uma coincidencia em apenas o começo do solo.

    Plágio tem que ser punido com rigor, nós que somos músicos, profissionais ou não, sabemos da dificuldade pra compor, e nenhuma criação merece ser roubada.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock