Crônicas para o Fim do Mundo

O MELHOR DE NÓS

Quem é o melhor de nós? Pergunta capciosa. 
Temos opiniões, íntimas, individuais; públicas, coletivas. Quem é o melhor de nós? 
Festivais são ferramentas importantes para a divulgação de um artista, do seu trabalho. Momento bom (opinião pessoal) para rever os amigos músicos e torcer um pelo outro. Pelo menos em tese. Quem é o melhor de nós? 
Os que se gostam e se admiram sempre acham que é o outro. Sempre disse que o melhor vocalista que eu conheço é o Reinaldo, da Carne de Segunda. 
Entrei nesse mérito porque, para alguns, deve doer elogiar outrem, por mais que seja seu amigo. Eu tenho os meus preferidos. Tenho dúvidas, às vezes. Mas tenho prazer e orgulho de dizer que eles são bons.
Me veio à mente outra coisa: o título desse texto pode tomar outro caminho. Criar outra questão: nós realmente damos o melhor de nós? Participamos de um festival com todo nosso potencial? Ou preferimos torcer pelo fracasso do outro? 
É um pensamento utópico, mas um dia todos nós, músicos betinenses (ô, rótulo bendito) aplaudiremos uns aos outros com prazer? Sem torcer por um tropeço e, se caso ele ocorrer, que estejamos lá para estender a mão e ajudar a levantar. Um fato: a Ordem Mor terminou de tocar, limpou o palco e desceu. Mortom era a banda seguinte e estávamos eu e Cabeça carregando as estantes do Chocolate que já estava no palco recebendo a ajuda do Chico. Mas não éramos todos concorrentes? Nós não estávamos disputando mil reais de premiação? Isso realmente é maior que a união que temos, ou teríamos que ter? Tenho certeza que não. 
Digo em nome dos amigos que realmente conheço, não pelos outros. Não por toda a classe musical betinense (olha o rótulo aí, de novo).

6 comentários:

  1. Grande Bruno Bizzoni Pin eu sou um entusiasta dos artistas da nossa cidade e torço por uniões assim que propiciam nosso encontro. No Betting Rock, não haviam concorrentes e sim, uma grande torcida pela valorização da música que compomos em Betim, isso me enche de orgulho, só tenho a parabenizar a iniciativa e agradecer a todos que abrilhantaram o primeiro festival dedicado a nós rockeiros. Parabéns a todos, a NOSTREIS se orgulha de ter participado do evento. Sucesso a cada banda que eleva o nome do município porque tenho uma convicção sadia de que com nossas canções fazemos o possível para tocar o bem! Um terno abraço, gostei do seu texto. Avante, seguimos!!!

    ResponderExcluir
  2. Otimo post Bruno, posso dizer que ontem foi um dia muito especial pra mim, foi minha primeira apresentação com a Cardiofonica, antes de irmos la tocar, quando estavamos no camarim afinando as guitarras me deu aquele frio na barriga e pra ajudar o Wilker ainda me disse o seguinte "brother, você sabe que tem uma galera la for querendo ver como vai ser o som sem o Alemão né?" ai eu pensei, "é, fu..." ainda mais depois de assistir ótimas apresentações...
    Quando passamos o som com a música Rock and Roll, ja me senti um pouco mais a vontade, a resposta da galera foi boa e ai foi só curtir o momento!
    Foi muito bom participar do festival, prestigiar os amigos, e minhas palamas para os outros músicos e bandas foram sinceras, ali estavam pessoas que antes de eu pegar um instrumento pra tocar ja faziam música na nossa cidade e acima da concorrência, houve o respeito entre todos, e ao meu modo de ver, além do respeito, nossa classe (músical) deve também se unir, pra juntos conseguirmos abrir portas e termos oportunidade de apresentarmos nossos trabalhos, como foi feito através deste festival!
    Abraço a todos e parabéns a organização do festival, público presente nas apresentações (pois são os amigos e pessoas que gostam do som de nossas bandas que nos motivam a continuar) e aos artistas participantes deste evento independente de estilos e resultados! Vamos juntos...

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de conduta que o Bruno está se referindo exige maturidade. Infelizmente o EGO ainda toma conta de alguns músicos, e qualquer resultado desvaforável já transforma uma iniciativa louvável em um "lixo de festival", como escutei após a divulgação do resultado. Realmente o festival pecou em alguns pontos (depois vou escrever sobre), entretanto não podemos esquecer os benefícios do evento ...

    ResponderExcluir
  4. Discrepâncias à parte. O post excelente, sr. Bizzoni e as duas linhas de pensamento às quais ele me levou. Tks.

    ResponderExcluir
  5. Lucidez total, meu amigo Bruno.
    Como disse o Basílio, tem muita coisa para melhorar no festival. Lembrando que este foi apenas o primeiro e que é passível de erros, mas foi muito emocionante ver tanto "rockeiro" junto e tanta gente talentosa sobre o palco.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock