Receber para tocar... Não pagar para tocar... A visão de uma banda.

Saudações amigos!
Estou aqui novamente poluindo esse que é o melhor veículo de informação sobre rock de Betim.
Desta vez para falar sobre um assunto que preocupa a maioria das bandas independentes e/ou de garagem, não só daqui, mas de todo o mundo:
Receber cachê.
Bem, manter uma banda não é uma tarefa fácil e nem barata. Tudo dentro de uma banda gera custos. Vou listar
alguns exemplos:
* Ensaio em Estúdio - Normalmente os estúdios cobram uma média de 30,00 por 2 horas de ensaio. E ainda tem o custo de
deslocamento. Somando um ensaio por mês chegamos à um valor em mais ou menos 150,00 mês, levando em conta o deslocamento.
* Instrumentos - Talvez seja o maior custo de uma banda. Cordas, baquetas e coisas do tipo, são adiquiridos
constantemente.
Eu particularmente tenho um problema com as bandas que toco: a falta de tempo.
Acredito que a maioria tem esse problema. O trabalho que exercemos no dia à dia impede que possamos dedicar à banda e isso traz uma série de transtornos.
* Divulgação - Web sites, flyers, cartazes, internet e etc consomem tempo e dinheiro.
Todas essas coisas e muito mais geram custos que as vezes a banda não tem disponível, então espera-se conseguir com shows.
Isso acontece? NÃO! Principalmente em Betim, onde nem se tem espaço para tocar.
Os donos dos poucos lugares que ainda existem por aqui não valorizam uma banda e seu trabalho próprio, preferindo pagar um pouco mais para uma banda que toca covers. Mas mesmo assim esse "pouco mais" não compensapara uma banda assim.
Outro dia fizemos um show em Contagem e recebemos um cachê para dividir por 4. Somando gasolina, estúdio,cordas e outras coisas mais, ainda ficamos devendo. Na maioria das vezes não podemos dizer o mesmo pelos organizadores. Se tomam prejuízo na portaria, ganham no bar. Portaria é uma coisa interessante. Em épocas passadas existiam (e ainda existem) donos de estabelecimentos que visam dividir a bilheteria com a banda, o que eu acho uma sacanagem, já que o bar "pipoca" de pessoas consumindo. Posso estar errado, mas é minha opinião.
Mas se, não tem local, não tem show... então NÃO TEM SHOW!!! Betim já era. Os locais não abrem espaço. As pessoas não consomem as bandas daqui. E se uma banda apresenta uma música própria, logo você escuta um "toca Raul", ou alguma de algum outro artista. Essa mentalidade tem que acabar.
Quero deixar aqui meus parabéns ao pessoal da L6 que ficaram em 1º lugar no Garagem do Faustão. Não é muito minha praia o estilo deles, mas conheço alguns integrantes há muito tempo e sei da trajetória deles pela música, então o mínimo que posso oferecer à eles é meu respeito e meu reconhecimento. Mais uma vez parabéns.

Voltando ao assunto...

Essa mentalidade de que o artista famoso merece ter espaço nas bandas "pequenas", bem, eu como integrante de algumas bandas, reconheço que cover é importante. Eu toco covers como forma de homenagear as bandas que escuto, outros tocam para ganhar dinheiro.
Mas como dizia aquela música: Cada um no seu quadrado.
As bandas de Betim devem se organizar, impor, se mobilizar, mudar, transformar o cenário musical daqui que está enfraquecido.
A hora é agora...
Até mais...

Rodrigo (Sobreviventes/Ordem Mor)

Um comentário:

  1. É verdade cara, a maioria esmagadora dos músicos paga pra tocar. Tem tanta gente boa aí no ramo que simplesmente deixa de lado a música porque precisa comer, uma vez que ganhar dinheiro tocando é quase uma utopia ...

    Tem muito cara que se vende e vai fazer música comercial pra tentar virar alguma coisa, outros seguem fiéis aos seus princípio músicais e continuam pagando pra tocar. Alguns raros conseguem um retorno fazendo o som que realmente gosta e acredita, e essas são as bandas que merecem respeito, na minha opinião.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock