[RaM] MC5 – a banda de rock nascida na capital americana do automóvel.

Em meio as fábricas da GM e Ford, surge a precursora do Garage Rock. Fundada em 1965, por cinco amantes de carros, sexo, drogas e rock and roll, a The Motor City Five – em referência a cidade de Detoit, estado de Michigan – difundiu, em escala nacional, um estilo “agressivo e revolucionário” em suas composições e apresentações, tornando-se uma referência.


Além de referência, o MC5 tornou-se também uma ameaça, por conta do conteúdo de suas músicas e pelo seu poder de mobilização da juventude contra as ações do governo da época e autoridades em geral.


As músicas rápidas, pesadas e com um toque de Blues serviram de base para o Hard Rock que conhecemos e para muitas das bandas do estilo, desde então.


O MC5 fechou as portas em 1972, devido ao excessivo consumo de drogas pesadas, pela baixa repercussão do seu último álbum e principalmente pelo envolvimento político e pelas causas que abraçaram ser darem conta do real significado. "Fomos punks antes dos punks, new wave antes da new wave, metal antes do metal e MC antes do Hammer surgir."


Fica o registro de uma banda que revolucionou o rock no final dos anos 60 e influenciou todas as gerações que se seguiram desde então.


2 comentários:

Tecnologia do Blogger | Personalização por Betim Rock